quarta-feira, 31 de março de 2010

MEDITAÇÃO - DESCOMPLIQUE

Hoje tive a oportunidade de receber uma detalhada instrução de meditação por um monge budista e isso me fez pensar em dar uma dica aos iniciantes na prática da meditação: cuide para não complicar demais o exercício no começo.
Procure experimentar antes de refinar.
Mais importante que a postura correta é o treino da atenção plena, ou seja, se manter presente ignorando as dispersões da mente (pensamentos) e dos 5 sentidos.
Depois de certa familiaridade com a meditação, será natural que cada um experimente novas formas de sentar, diferentes técnicas e até mesmo locais.
Com o tempo, é possível que a meditação ocorra em qualquer local e durante qualquer atividade que estejamos fazendo.
Pode-se meditar correndo, escovando os dentes ou cozinhando, desde que você esteja presente e concentrado na ação.
Por isso, desburocratize sua prática.
Ela deve ser simples e com o objetivo único de treinar a mente para observar o fluxo dos pensamentos. A consequência disso tudo é que "passamos a não reagir mais a eles, aceitando a natureza da mente e convivendo com ela, sem que os eventuais pensamentos de preocupação, medo, raiva ou tristeza se tornem uma fonte de sofrimento."*

Namaste
Elaine

* trecho citado por Pedro Kupfer

terça-feira, 23 de março de 2010

A PRÁTICA

Aproveitando que um ex-aluno me provocou ... vou escrever ...
Esclarecendo o post "BALANÇO" ... eu não estou chateada com nada e nem parei de praticar Yoga ... ásanas sim no momento eu parei um pouquinho. Mas lembrem-se que o Yoga vai muito além das posturas físicas, a conexão é interna e os princípios são super praticáveis dentro e fora do tapetinho ...
Além do mais as técnicas nos servem para guiar e não para nos viciar. Depois que aprende a andar de bicicleta, você não arrisca a largar as rodinhas?

Namaste
Elaine

terça-feira, 16 de março de 2010

BALANÇO



Em balanço ... mas ainda conectada!