Muitas pessoas me perguntam porque este blog se chama "Roda do Yoga".
Na verdade o nome surgiu, entre outros motivos, do seu próprio objetivo.
A intenção deste blog é, metaforicamente, “abrir uma roda” onde eu e outras pessoas possamos compartilhar experiências e idéias dentro dessa escola filosófica que é o Yoga.
Por isso, leiam e comentem sempre que quiserem.
As opiniões (convergentes ou não) serão sempre bem vindas, pois como já dizia Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”.
Namaste
Elaine
sábado, 20 de fevereiro de 2010
YOGA CONTRA DOR NA COSTAS
Para quem sofre com dor na costas (cuja principal causa é nosso próprio estilo de vida moderno), praticar Yoga é recomendado.
A prática regular (pelo menos 2 vezes por semana) diminui o stress, relaxa músculos tensos e fortalece os flácidos, além de reestabelecer a postura.
Fonte: Revista Saúde Vital Fevereiro 2010
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
SANTOCHA - CONTENTAMENTO
Estou neste momento exercitando este princípio do Yoga e faço minhas as palavras de Aline Silveira (fonte: http://blogzenpeople.blogspot.com/2010/01/santosha.html).
"A minha pergunta é: quando você vê um diamante bruto como este da foto, você consegue imaginá-lo lapidado? Você consegue ver a parte boa, a parte que vai reluzir e encantar?
Acho que com as pessoas é a mesma coisa. tendemos a ver a parte que nos incomoda, a parte feia, a parte que nos deixa irritados. Todo dia parece ser a mesma coisa e parece que vai ser assim para sempre. Mas e se, de repente, fizermos um esforço a mais para poder ver o outro "lado" daquela pessoa? Um esforço para vermos o lado lapidado, reluzente e transparente? As qualidades, as bondades, a luta que a própria pessoa faz para conviver com milhões de outros diamantes brutos que estão por aí?
Mudar o olhar e focar em ver o melhor é uma coisa trabalhosa e que nos toma bastante energia. Mas tenho certeza que, mesmo não desejando conscientemente isto, as coisas ruins acabam não aparecendo mais com tanta frequência e, as coisas boas, surgem com mais facilidade e mais repetidamente durante o nosso dia. E se esta atitude persistir durante os anos, talvez possamos ser pessoas melhores. O nosso entorno poderá será melhor, nossas expectativas não serão tão frustradas, nosso viver será mais tranquilo. Mais ou menos como um provérbio chinês que diz assim: "espere o melhor, prepare-se para o pior, receba o que vier".
Ser uma pedra bruta, sim, mas sabendo que pode ser lapidada. Presenciar uma pessoa num momento arrogante, sim, mas sabendo que talvez ela não seja sempre assim. Quem sabe praticar mais santosha (contentamento) com o que temos, procurando sempre melhorar, seguir um caminho que tenha mais a ver com a gente, se deixar machucar menos pelo outros, ser forte, persistente e ensinar, na medida do possível e do exemplo, que não precisamos cair nas redes do mau-humor, da amargura e da auto-piedade. Fácil não é, mas não é impossível. Aliás, o impossível só existe até alguém conseguir torná-lo possível.
Om Namah Shivaya" *
Namaste
Elaine
* Om Namah Shivaya significa "inclino-me perante o meu divino Ser interior". É utilizado na meditação ióguica e a sua repetição induz a um profundo relaxamento físico e mental, além possuir eventuais efeitos curativos.
Assinar:
Postagens (Atom)