Já escrevi em outros posts que não se pratica Yoga apenas através dos ásanas (posturas físicas). O exercício da presença que pode ser feito em qualquer momento e local também nos leva a integração entre mente e corpo.
Então gostaria de compartilhar o trecho abaixo retirado de um livro que estou lendo e que me despertou este estado de presença:
"Se você não tem familiaridade com a consciência do corpo interior, feche os olhos por um momento e descubra se existe vida dentro de suas mãos. Não pergunte a sua mente. Ela responderá: 'não sinto nada'. Também é provável que diga: 'Dê-me algo mais interessante sobre o que pensar'. Então, em vez de dirigir a pergunta a ela, vá direto para as suas mãos. Com isso quero dizer o seguinte: torne-se consciente do sentimento sutil de vida que há nelas. Para percebê-lo, basta manter-se atento. Você poderá ter uma ligeira impressão de tremor no início e, depois, uma sensação de energia vital. Caso se concentre em suas mãos por alguns instantes, a sensação desta energia se tornará mais intensa. Há pessoas que nem sequer precisam fechar os olhos. Elas são capazes de sentir suas 'mãos interiores' ao mesmo tempo em que lêem este texto.
Em seguida, passe para os pés, fixe a atenção neles por cerca de um minuto e comece a sentir as mãos e os pés simultaneamente. Por fim, inclua outras partes do corpo - pernas, braços, abdômem, tórax, e assim por diante - até estar consciente do corpo interior como uma sensação global de energia vital".
Trecho extraído do livro: "O despertar de uma nova consciência" de Eckhart Toller