sábado, 30 de maio de 2009

FORMATURA ARUNA - 2008


MEDITAÇÃO

Se eu fosse definir meditação em uma única frase eu diria que meditar é simples, mas não é fácil. Então vamos começar pelo começo.
Para entender o processo de meditação, é importante falarmos sobre a mente.
Nossa mente é um instrumento do nosso ego destinado a nos auxiliar com as questões práticas do dia-a-dia, ou seja, com as tarefas e responsabilidades que temos na vida.
Porém na maioria das vezes nossa mente “mal treinada” é usada de forma indevida.
Comumente nos deixamos levar por suas divagações, perdendo o foco e estabelecendo conexões equivocadas com a realidade, o que leva, com o tempo, a um domínio da mente sobre você.
O que é meditação e para que ela serve?
Meditação é, antes de mais nada, um processo investigativo, onde usamos um ponto de concentração para “olhar para dentro”. Existem diversas técnicas de meditação, uma delas é técnica do observador passivo na qual observamos os pensamentos como se eles não fossem nossos.
Meditar, portanto não é necessariamente “parar de pensar” e sim deixar de se identificar com a mente e com os pensamentos. A observação da mente nos leva a entender o seu funcionamento para então ter controle sobre ela.
Meditar requer treino e persistência. Devíamos praticar diariamente e não somente nas aulas de Yoga. No início sua mente tentará resistir ao exercício e enviará sinais de incômodo ao seu corpo para que você disperse e desista.
Por isso, utilize AHIMSA (não violência) para consigo e com sua mente. Observe os pensamentos que chegam e gentilmente deixe-os passar, evitando se apegar a eles ou resistir ao fluxo.
Meditar acalma o sistema nervoso auxiliando no quadro geral da saúde do meditador. Este dado tem sido cada vez mais comprovado cientificamente. Na Holanda, por exemplo, quem pratica meditação tem desconto no plano de saúde.
Outra vantagem é que a técnica da meditação pode ser levada para qualquer lugar. Certo dia, em plena época de caos aéreo, tive a oportunidade de observar monges meditando no aeroporto de frente para uma parede.
Quanto mais desafiador melhor, pois conforme uma amiga minha costuma dizer: “meditar nos Himalaias é muito fácil”.
Namaste!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

FRASE PARA O FIM DE SEMANA

"O bom pensamento é a primeira perfeição"

quinta-feira, 28 de maio de 2009

VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA

Você já deve ter ouvido a expressão "você é o que você come", pois então eu te digo: você também é o que você pensa. E não trata-se de uma conclusão mística não ... a "teoria" tem lógica e é muito simples. O pensamento é sempre o início de tudo. A toda ação precede sempre um pensamento. Os atos são simplesmente uma continuação dos pensamentos, sejam eles imediatos ou não. Já dizia o provérbio: "um homem se torna o que pensa ser" *.
Percebe-se por aí a importância de pensarmos corretamente.
Assim como fazemos diariamente nossa higiene física, também devíamos fazer diariamente nossa higiene mental, procurando descartar os pensamentos inúteis e cultivando somente os bons e saudáveis.
Sua forma de ver e de agir no mundo depende do que se encontra em sua mente.
Portanto ao observar um mau pensamento chegando, substitua-o pelo seu oposto. Cultive apenas pensamentos sublimes e que o inspirem.
Todo pensamento leva a uma ação correspondente. Toda ação leva a um hábito. O conjunto de nossos hábitos formam nosso caráter e do nosso caráter depende nosso destino.
Em breve falaremos sobre MEDITAÇÃO: um hábito bastante importante para a higiene mental.

Namaste! ॐElaine

* citação do livro: "O Poder do Pensamento pela Ioga" (Swami Sivananda)

A RODA DO YOGA

Ainda vou aprender a superar a minha ansiedade!
Apesar do PENSAMENTO sobre o blog ter surgido meses atrás, só hoje tomei a decisão de pelo menos "criar" a página que hospedaria algumas de minhas experiências com o Yoga .
Mas me surpreendi quando ao deitar para descansar ... me senti impelida a levantar novamente para fazer a primeira postagem. Não poderia de jeito nenhum perder a coragem: assumir e expor as próprias idéias sempre foi um desafio e tanto para mim!
Percebi aos poucos que compartilhar nos ajuda também na auto-investigação, no auto-estudo, na auto-provocação, no aprofundamento e principalmente na conexão.
E porque RODA do Yoga? O primeiro motivo pelo qual escolhi este título para o blog é porque nada mais propício para "trocar" idéias do que em uma "roda". É também "em roda" que se faz um samba ... é em "roda"que brincamos quando crianças ... ou seja .... "roda"para mim está diretamente ligado a experiências e diversão.
O outro motivo da escolha é o capítulo 2 do livro "A Tradição do Yoga" que tem como título "A Roda do Yoga", mas falarei sobre isso mais para frente...
E como tudo começou com um PENSAMENTO, então será este o assunto do próximo post.

Namaste!
ॐElaine