sexta-feira, 23 de julho de 2010

YOGA E EQUILÍBRIO


O equilíbrio se apresenta no Yoga através de diversas posturas físicas, mas é para a vida que ele deve ser conquistado.
O cotidiano contemporâneo tenta nos convencer de que quanto mais fazemos melhor, aliás não é melhor, é quase uma obrigação!
O que não observamos é "a que preço" estamos "dando conta de tudo". Cabe aqui ainda uma outra reflexão: o que é viver? Será que agindo automaticamente e desconectados de nossa natureza, estamos "vivendo" ou apenas "fazendo"?
Por isso, tão importante quanto escovar os dentes, é equilibrar o corpo e a mente e colocar presença em tudo que fazemos. Você perceberá que o esforço e o desgaste são bem menores.
Observe-se na prática: quando há presença e confiança, não há cansaço. As posturas se mantém através da energia e não só através dos músculos.
É preciso deixar passar as pequenas coisas com as quais o ego adora se dispersar e VIVER no presente atento ao impacto real de cada ação sobre o todo.
Outro ponto interessante para observar é que o PROCESSO é tão (ou mais) importante que o resultado. Troque a ansiedade de "conseguir" pela confiança e quando menos perceber já terá conseguido o que almejava, seja no Yoga ou na vida.
Assim como só é possível praticar Yoga com consciência, só há vida quando há "presença" e equilíbrio.

Namaste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário