quarta-feira, 28 de outubro de 2009
ASTAVAKRÁSANA
No final da aula de ontem, na qual eu dei um treino de ASTAVAKRÁSANA, um aluno me disse: "e na próxima aula você vai trazer uma caixinha pra gente entrar dentro"? Bem ... risos a parte, gostaria de ensinar o "don't worry mudra". Isto é, lógico, uma brincadeira que aprendi lá nos Estados Unidos. Sempre que nos depararmos com uma situação desconhecida devemos "fazer" este mudra: leve o dorso da mão na cabeça e passe algumas vezes sobre a testa com o objetivo de se preocupar menos ...
Lembre-se que os ásanas (posturas físicas) são apenas o CAMINHO ou o INSTRUMENTO e não o fim. Portanto, tanto faz se você consegue ou não fazer as posturas propostas.
O mais importante é a atitude mental: mente aberta e respiração presente. Evite pensar no que está fazendo e quando se der conta já estará "LÁ". Também de nada adiantará "perder" a respiração: ela é o meio pela qual você diz para seu sistema nervoso que "está tudo bem".
E assim, krama por krama (estágio por estágio) a sua listinha de "coisas impossíveis" vai diminuindo.
É assim na prática do Yoga e é assim na vida.
Observe.
Namaste
Elaine
terça-feira, 27 de outubro de 2009
DON'T HURRY, BE HAPPY
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
TÉCNICA PARA DESESTRESSAR
sábado, 24 de outubro de 2009
YOGA PRÁTICA + TEORIA
Assim como moda é 99% suor e 1% glamour, Yoga é 99% prática e 1% teoria.
Nós ocidentais valorizamos muito a teoria em detrimento da prática.
Não que seja impossível ensinar aquilo que não praticamos, mas ter conhecimento de causa é muito melhor e mais rico.
Os budistas também valorizam a experiência. Muitos mestres orientam: não siga aquilo que não experienciou ou não lhe faz sentido.
Portanto let's practice!!!
Namaste
Elaine
CLAREZA MENTAL
Equilibre os dois lados do corpo flexionando para frente e ganhe concentração e clareza mental
Por Claudia Cummins
Tradução: Patricia Ribeiro
Já sabemos que o Yoga fortalece os músculos, energiza o espírito e acalma a mente. Porém, uma das maiores dádivas é o fato de o Yoga nos ensinar a enxergar a verdade da vida mais claramente. Quando praticamos com INTENÇÃO e inteligência, começamos a atentar a detalhes em nossos corpos e vidas que deixamos passar ou interpretamos mal.
Mas por que enxergar mais objetivamente? Porque quando temos consciência de alguma coisa, temos OPÇÃO. Estamos munidos para tomar as decisões certas e reagir apropriadamente às necessidades. A professora budista Boorstein coloca da seguinte maneira: “Quando enxergamos claramente, nos comportamos impecavelmente, por amor e em interesse de todas as criaturas”.
Créditos: Revista Prana Yoga 12/08/2009
YOGA E NEUROPLASTICIDADE
Achei interessante compartilhar!
"Você é o que pensa — este princípio fundamental do Yoga é agora a ideia básica de neuroplasticidade, um campo emergente da neurociência. “Muitas pessoas ainda pensam que o cérebro é como uma máquina que gasta com o tempo — o motor começa a falhar e a correia afrouxa”, afirma o grande especialista em neuroplasticidade Michael Merzenich, professor do Keck Center para Estudos de Neurociência Integrativa da Universidade da Califórnia, em São Francisco. “Mas uma maneira completamente diferente de observar o cérebro é compará-lo com uma máquina que está constantemente se remodelando com base no modo de usar. Começar a perder nossas habilidades cognitivas não é um problema somente da condição física do cérebro, mas também o resultado de como é usado”, diz o médico. (...)
A descoberta da neuroplasticidade e da neurogênese foi a boa novidade da medicina ocidental, mas não para os yogis. “Há um livro, Train Your Mind, Change Your Brain, em que a ideia realmente corta o ideal yóguico”, diz Gary Kraftsow, diretor do Instituto Americano de Viniyoga e autor de Yoga for Wellness (sem tradução no Brasil). “O Yoga usa a respiração, o corpo, a mente e o som juntos para provocar mudanças. Usa todas as dimensões do que somos. Quando integramos respiração, movimento e outros exercícios, como entoar mantras, a mente se torna mais focada e clara, as emoções se tornam mais equilibradas e a função neuromuscular melhora.”
Parte da matéria publicada na PYJ 28 (para ler na íntegra acesse o link: http://eyoga.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=1282&idCanal=2&idPropriedade=1&stCanal=Mente)
Créditos da ilustração: Huan Gomes
Inspire, torça o tronco para a esquerda, inspire, retorne
Namaste
Elaine
MOMENTO FILOSOFIA
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
CONSELHOS
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
DECIDA
ROUPAS PARA PRATICAR YOGA E OUTROS ESPORTES
Momento merchandising ...rs
A Hering está trazendo uma novidade para o Alto Verão 09-10: uma coleção de peças Fitness que promete arrasar nas academias e parques do país.
Peças confortáveis e modernas em diversas matérias-primas, com cós anatômico e que modelam sem apertar.
Aproveite para praticar Yoga e outros esportes.
Confiram nas lojas a partir desta semana!
Namaste
Elaine
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
MANTRAS
" Os mantras, ou canto simples, são frases curtas repletas de energia e sentido especialmente destinadas a gerar ondas poderosas de som que promovem a visão intuitiva, a criatividade e o crescimento espiritual." (Ashley-Farrand, 1999)
Etimologicamente, a palavra mantra deriva da raiz MAN e do sufixo TRA.
MAN por sua vez deriva da palavra MANAS (mente) e significa pensar: TRA indica instrumentalidade e deriva da palavra TRANA, que significa controle. Podemos dizer que mantra é uma combinação de sons que nos auxilia a controlar a própria mente. Num sentido mais amplo, pode ser definido como uma combinação de sons, feita dentro de uma certa disposição rítmica, com o fim de emitir vibrações sonoras que produzam efeitos determinados sobre a mente humana e sobre o ambiente.
Como a maioria dos mantras se encontra em sãnscrito (língua erudita indiana), você pode começar treinando com o acompanhamento de um instrutor ou mesmo do texto impresso. Após decorá-lo, tente mentalizar de olhos fechados. Quanto maior a sua concentração, mais intensos serão os efeitos sobre sua mente e corpo.
O mantra abaixo é relativamente simples e evoca a energia do Senhor Shiva, Deus da renovação. Shiva é o criador do Yoga, ele tem a capacidade de transformar para revelar a essência de tudo o que vive. Na mitologia hindu, Shiva é o destruidor do orgulho e da ignorância .
"Om Om Namah Shivaya....
Om Namah Shiva, Shivaya..."
Quem quiser ouvir a linda versão de Steve Gold, acesse o site o link abaixo:
http://www.somuchmagnificence.com/
Você também pode encontrar outros mantras e seus significados no site: http://www.anandasurya.com.br
Namaste
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
SLOW DOWN
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
EXCERCÍCIO DE DESAPEGO
Escolha o cantinho da sua casa mais aquietante.
Sente-se confortável e feche os olhos.
Comece a preparar-se para o desapego.
Desapegue-se dos incômodos, ajuste o corpo.
Desapegue-se dos 5 sentidos, mergulhe dentro de si.
Desapegue-se dos pensamentos, não os estimule.
Desapegue-se das emoções, apenas aceite-as.
Desapegue-se da ansiedade, tudo tem seu tempo.
Neste momento, AQUI AGORA, entregue-se somente ao ato de RESPIRAR.
Pratique o DESAPEGO por 15 minutos e depois ouça o que seu corpo precisa: relaxamento, prática ... Deixe seu corpo, o melhor dos INSTRUTORES, te guiar.
Confie.
Namaste
Elaine
PERMANÊNCIA
domingo, 4 de outubro de 2009
INSPIRAÇÃO
Assinar:
Postagens (Atom)