sábado, 24 de outubro de 2009
YOGA E NEUROPLASTICIDADE
Achei interessante compartilhar!
"Você é o que pensa — este princípio fundamental do Yoga é agora a ideia básica de neuroplasticidade, um campo emergente da neurociência. “Muitas pessoas ainda pensam que o cérebro é como uma máquina que gasta com o tempo — o motor começa a falhar e a correia afrouxa”, afirma o grande especialista em neuroplasticidade Michael Merzenich, professor do Keck Center para Estudos de Neurociência Integrativa da Universidade da Califórnia, em São Francisco. “Mas uma maneira completamente diferente de observar o cérebro é compará-lo com uma máquina que está constantemente se remodelando com base no modo de usar. Começar a perder nossas habilidades cognitivas não é um problema somente da condição física do cérebro, mas também o resultado de como é usado”, diz o médico. (...)
A descoberta da neuroplasticidade e da neurogênese foi a boa novidade da medicina ocidental, mas não para os yogis. “Há um livro, Train Your Mind, Change Your Brain, em que a ideia realmente corta o ideal yóguico”, diz Gary Kraftsow, diretor do Instituto Americano de Viniyoga e autor de Yoga for Wellness (sem tradução no Brasil). “O Yoga usa a respiração, o corpo, a mente e o som juntos para provocar mudanças. Usa todas as dimensões do que somos. Quando integramos respiração, movimento e outros exercícios, como entoar mantras, a mente se torna mais focada e clara, as emoções se tornam mais equilibradas e a função neuromuscular melhora.”
Parte da matéria publicada na PYJ 28 (para ler na íntegra acesse o link: http://eyoga.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=1282&idCanal=2&idPropriedade=1&stCanal=Mente)
Créditos da ilustração: Huan Gomes
Inspire, torça o tronco para a esquerda, inspire, retorne
Namaste
Elaine
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário