quarta-feira, 8 de julho de 2009

NÃO CONFUNDIR A CASCA COM A SEMENTE

Estive lendo um texto do Swami* Jñaneshvara Bharati, no qual ele explanava sobre a diferença entre o Yoga Antigo e o Yoga Moderno. O texto como um todo é muito interessante, mas gostaria de comentar dois pontos em especial:

1 - O objetivo do Yoga vai muito além de observar e cultivar bons relacionamentos, controlar os sentidos, praticar ásanas e pranayámas. Claro que estes pontos devem ser trabalhados, uma vez que servem para eliminar os obstáculos que encobrem a consciência;

2 - Yoga vai muito além da união entre corpo e mente ou corpo, mente e espírito. Yoga é Yoga em si: a UNIÃO do "PEQUENO EU" com o "VERDADEIRO EU", ou seja, união da consciência individual com a consciência universal.

Sendo assim, o Yoga NÃO é um SISTEMA FÍSICO com um componente espiritual e SIM um SISTEMA ESPIRITUAL com um componente físico. Confesso que durante muito tempo titubiei em aceitar isso, o que é natural pela forma como o Yoga foi trazido para o ocidente ...

Por isso nem é necessário fazer as posturas físicas para ser um autêntico praticante de Yoga. No entanto, a prática de ásanas é sim importante, pois normalmente a mente está mais perto do corpo e dos sentidos do que da alma. Usando as mesmas palavras do Swami: "à medida que os ásanas são refinados, automaticamente tornam-se meditativos, pois a inteligência é feita para penetrar em direção ao cerne do ser." Cada ásana possui cinco funções para executar: conativa (provocativa), cognitiva (investigativa), mental (subconsciente), intelectual (que busca entender) e espiritual (essência imortal). Desta forma fica claro que o CORPO pode tornar-se um INSTRUMENTO para chegar ao ESPÍRITO.

O propósito de trabalhar o corpo físico é para que o corpo não seja um obstáculo na prática da meditação por exemplo, que levará mais tarde à auto-realização do ser.

Segundo ele, o Yoga tem se tornado um sistema de preparação física da moda. "Isto é estranho porque é a mente, e não o corpo, o principal objetivo de todas as práticas genuínas do Yoga (...) Considerar o Yoga primeiramente como um conjunto de práticas para aumentar a força e flexibilidade enquanto acalma o sistema nervoso, é confundir a casca com a semente."

Namaste
Elaine

* “Swami” é o tratamento respeitoso para um monge.
Historicamente, esta forma de tratamento vem sendo utilizada desde tempos imemoriais para designar aquele que tem a primazia em erudição, conhecimento ou até mesmo poder.

Um comentário:

  1. Ao meu ver, é irreal a seperação de corpo físico, mente, emoções, espírito, e seja mais o que for. O Yôga visa trabalhar o praticante como um todo.

    ResponderExcluir