sábado, 20 de junho de 2009

HATHA YOGA

No post de 10 de junho, procurei ajudar aos alunos iniciantes POR ONDE COMEÇAR, principalmente no que diz respeito aos conceitos iniciais e os comuns equívocos.
Então hoje resolvi complementar aquele post com a definição de HATHA YOGA.

'A tradução literal da palavra hatha é: ha=sol e tha=lua. Unidas, estas palavras formam a fusão dos "aparentemente" opostos, das polaridades energéticas, do masculino e feminino, do quente e frio; no entanto, pode também significar a força, a disciplina altamente competente de aperfeiçoamento do ser humano, que há milhares de anos desperta vários de nossos potenciais. Exemplificando alguns deles, a disciplina, a compaixão, a saúde, a capacidade de dominar-se, o controle racional sobre as emoções e desejos, etc.' (http://www.yoganesha.com.br/).

E estes "potenciais" devem ser vistos o tempo todo como instrumentos no processo de auto-descoberta e auto-conhecimento.

É frequente nos incomodarmos com alguém que nos "tira a paciência", mas como você exercitaria sua paciência se não fosse esta pessoa?

E assim como nossos potenciais, nossos aparentes "obstáculos", deveriam ser vistos por nós como nossos "mestres", ou seja, oportunidades no processo de evolução e consciência.

Por isso, dá-lhe FORÇA, dá-lhe HATHA YOGA!

Namaste
Elaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário