domingo, 28 de junho de 2009

RECEITA PARA A PAZ MUNDIAL

“É de grão em grão que a galinha enche o papo”... em outras palavras, foi exatamente o que Prem Baba falou em relação a violência e paz interior no último domingo em SP.
Nós nunca achamos que contribuímos para a violência mundial, mas PAZ (interior ou mundial) é uma questão de auto-responsabilidade. Na verdade, o que vemos "fora" de nós é reflexo do que se encontra "dentro" de cada um.
Construimos paz “quando caminhamos para viver a partir da confiança e não do medo e isto só é possível quando ocupamos nosso lugar no mundo”, disse Prem Baba.
Pois bem, existem diversas formas de ser violento, mas nós achamos que violência só inclui assassinatos, roubos, sequestros, etc ... e esquecemos que agir com indiferença, grosseria, descaso e etc, também são formas de "violência" para com os outros.
E estas pequenas e grandes formas de violência vão se somando até gerar a grande violência mundial (aparentemente incontrolável).
Mas se cada um pensasse nas suas ações (ainda que pequenas) o mundo seria (no conjunto) muito melhor e muito mais saudável. Afinal “quando um não quer dois não brigam”.
E aí estava falando com um amigo meu sobre isso e ele lembrou: "nossa como era bom os meus tempos de acapamento em Trindade ... lá todos se ajudavam". Mas não precisamos ir "longe" para exercitar AHIMSA (não violência). Podemos (e devemos) dar o exemplo AQUI E AGORA a começar em nossas famílias e, dentro do possível, dedicar especial atenção (e paciência ...) a cidade de SP onde muitas pessoas precisam elevar seu "nível" de consciência.
O desafio AQUI é muito maior. Como eu já disse anteriormente ... meditar nos Himalaias é fácil ....
Mas a vida acontece AQUI E AGORA, exatamente onde estamos neste momento, e é neste AQUI que as pessoas mais precisam.
Quantas vezes nossa reação automática e violenta no trânsito, por exemplo, já é o comportamento "esperado" pelas pessoas?
Por isso quando agimos de outra forma, as pessoas se surpreendem e passam a refletir.
Esta é uma forma de agir proativamente e não de forma padrão/automática/reativa.
Como também disse a pouco este amigo meu: recebemos diariamente vários "presentes".
Alguns deles (como por exemplo violência, maus tratos e por ai vai) nós não devemos aceitar. Se, ao recebermos esse tipo de presente, nós simplesmente dizemos "não, obrigado, isso não me pertence" estamos contribuindo para a paz mundial. É simples assim: não aceite o que não te convém e, de grão em grão, construiremos um novo paradigma mundial de paz, amor e harmonia!

Shanti Om!

2 comentários:

  1. NAMASTE!!!!
    O que acha de postar algumas informações sobre o curso que você irá fazer?

    bjus Deia

    ResponderExcluir