terça-feira, 27 de abril de 2010

CORRA ZEN


Fonte: Revista O2

Que dureza!
Vamos enfrentar os fatos: a musculatura da maioria dos corredores é “dura”, principalmente nos músculos posteriores das pernas e das costas. “A corrida encurta as panturrilhas e os músculos de trás das coxas. Sem alongamento, não há velocidade nem leveza”, ensina Kalidas professor de Iyengar Yoga. “Indico o yoga para qualquer esportista. Sobretudo para corredores e pessoas que fazem musculação, que ficam com tudo travado. O yoga é o oposto disso. Abre o corpo, solta, relaxa e previne lesões.

As posturas mais indicadas para quem corre são as flexões à frente, que alongam os músculos posteriores da perna; as retroflexões, que abrem a caixa torácica, dando mais volume aos pulmões; e as invertidas, que mudam o fluxo sanguíneo. “As regiões mais atingidas pela corrida são o joelho e a lombar”, afirma o ortopedista Miguel Lenza, 61, praticante de yoga há dois anos. “O yoga previne lesões nessas áreas. Porém, se você já tiver a lesão, o yoga pode ser contra-indicado”, avisa. Nesses casos, é melhor consultar um especialista antes de se aventurar pelos ásanas. O cardiologista Nabil Ghorayeb alerta para outros riscos do yoga. “Ela aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial. Mesmo parecendo calmo, yoga é um exercício físico e por isso não é liberado para qualquer pessoa. Quem tem histórico cardíaco ou de pressão alta deve passar por uma avaliação antes de começar a praticar”.

Quem quiser mais informações sobre corrida e outros esportes pode acessar o blog:

http://premiumtraining.blogspot.com

Em breve posturas para quem corre!
Namaste

Um comentário:

  1. Oie.... Adorei esse artigo, também acredito que a Yoga possa ser uma grande ajuda para nos corredores. Principalmente para fortalecimento, concentração e respiração.

    Parabens pelo Blog e pelo namorado que tem !!
    bjos

    ResponderExcluir