terça-feira, 27 de abril de 2010

PRANAYAMA

Nenhuma função em nosso corpo é indepedente. Para comprovar isto, basta que ela lhe falte. Mas acho que a mais fundamental para o bem-estar físico, mental e emocional é a respiração. Ela promove a oxigenação celular, regula o fluxo dos pensamentos e outros movimentos e auxilia na concentração.

Por isso, a prática regular de exercícios respiratórios quando bem feita, tende a nos equilibrar.
Cinco minutos de exercícios, praticados de uma a três vezes ao dia, são suficientes para aumentar o nível de energia vital em seu organismo.

Respiração Completa

Sente-se confortavelmente com tronco ereto. Inspire continuamente pelas narinas. Encha a parte inferior dos pulmões e perceba a expansão da região pélvica. A seguir, encha a parte mediana dos pulmões, ampliando o tórax e empurrando as costelas baixas e o externo. Finalmente, encha a parte superior dos pulmões, projetando a parte superior do tórax e erguendo-o junto com as costelas superiores.

Você perceberá três movimentos distintos, mas a inalação deve ser contínua e fluida ampliando o tórax inteiro, do diafragma para o ponto mais alto do tórax em um movimento uniforme. Com o tempo de prática, o movimento se torna mais fluido. Segure a respiração durante alguns segundos e exale lentamente pela boca. Pratique se possível na frente de um espelho com suas mãos em cima do abdômen para sentir todos os movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário