Durante minha formação em Yoga aprendi que as grandes mudanças do nosso corpo se iniciam no plano energético evoluindo para o sistema nervoso, endócrino e só depois se manifestam no plano físico.
Por isso, é frequente yoguis iniciantes relatarem que "não sabem bem porque", mas depois da 1a aula já se sentem melhor.
A diferença no início é mesmo pequena e sutil, mas ao longo do tempo não escapa aos olhos nem dos mais distraídos.
Porém, o mais importante é que todo yogui (iniciante ou não) também pode fazer sua parte para que as mudanças ocorram no sentido inverso. Hábitos saudáveis devem ser cultivados desde cedo e o caminho natural é que o seu próprio corpo comece a solicitar tais mudanças.
Sugiro então começar observando sua alimentação. Prefira alimentos leves e nutritivos, elaborando pratos bem coloridos. Assim você garante todos os nutrientes de que precisa e uma excelente digestão, deixando seu corpo e sua energia livre para atuar em outras tarefas.
Conforme for progredindo nos excercícios respiratórios do Yoga (PRANAYAMAS), hábitos como fumar também passam as ser incompatíveis. Os benefícios são os mais diversos: ganho de fôlego e disposição, melhora no olfato e paladar, diminuição da pressão sanguínea e risco de infartos ou entupimentos de artérias.
Os PRANAYAMAS, nos ajudam a respirar mais e melhor, fazendo com que a oxigenação ocorra exigindo menos esforço do coração.
Em breve darei mais dicas sobre saúde, Yoga e bem estar.
Namaste
Elaine
Nenhum comentário:
Postar um comentário