sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DE VOLTA


Depois de uns 3 meses sem praticar, voltei a sentir meu corpo e tentei manter a mente focada.

Hoje, meditação no Yoga Flow!


Namaste

domingo, 15 de agosto de 2010

YOGA COM EGO OU CONSCIÊNCIA?


Em uma aula esta semana a instrutora bem colocou: devemos praticar Yoga com consciência e não com o ego.

Quando a preocupação maior é com a beleza da postura, você está praticando com o EGO. Você só sente os músculos.

Quando você passa a sentir a pele, a respiração e a energia, a pratica ocorre com CONSCIÊNCIA!

Namaste

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

GENTILEZA


"Gentileza é um efeito colateral da maturidade emocional". (Pedro Kupfer)
Esta frase me fez pensar e me auto-avaliar esta semana.

Namaste!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

YOGA SWING

Raja Kapotasana

Sukasana

Upavishtakonásana (no ar)

Este acessório é febre nos Estados Unidos! No Brasil, esta "rede" que serve para alongar, fortalecer e até meditar, foi trazida com exclusividade pela Zen People.
Pedro Franco, instrutor de Yoga, fez algumas demostrações no Parque do Ibirapuera este domingo.

PRÁTICA E TEORIA


Foi com este cenário maravilhoso que pratiquei Yoga este sábado antes de uma sessão de teoriazinha sobre o assunto.
Recomendo o deck da Praça Abril (Rua Sumidouro) para dar uma alongada e começar o fim de semana muito bem!

Namaste _ ^_


terça-feira, 27 de julho de 2010

INVERSÕES E RETROFLEXÕES

Por Eloisa Vargas
Toda a postura que lança nosso corpo para trás é uma postura que desafia nossos medos. O movimento "para trás" - backbend ou retroflexão associado às inversões ( cabeça para baixo), lança nosso corpo para o desconhecido e neste momento, sentimos como se fossemos dar um pulo no escuro. Em resposta, o corpo é travado pela mente hesitante como se houvesse um freio nos músculos impedindo o movimento e nos tornando incapazes de qualquer ação. Sentimos medo de enfrentar uma situação "diferente", nosso cérebro não está acostumado a enfrentar estes desafios de uma forma natural e espontânea e assim, reage disparando o medo no intuito de defesa. Nosso cérebro gosta de andar apenas pelo conhecido e é por isto que não somos seres muito criativos. Isto é perfeitamente normal. Portanto, se isto é normal, precisamos fazer algo diferente para quebrar este padrão e talvez, possamos ter a chance de nos tornarmos criaturas mais criativas, mais livres.
A liberdade produz criatividade e um ser livre do medo psicológico é um ser criativo. Como Iyengar diz: Seja cauteloso. Seja corajoso. Quando praticamos cautela o suficiente, é hora de praticar coragem. A cautela se refere ao estágio onde você está se preparando para a pose e isto poderá levar no mínimo quatro meses.
A preparação para um asana que apresenta um alto grau de dificuldade tem início com a correta atitude mental. É necessário praticar Prathyahara (abstração dos sentidos sensoriais) e em seguida, Dharaná ( fixar a mente em um único ponto, focar). Estas técnicas do Yoga possibilitarão a estabilização da mente para que possamos nos libertar do fluxo de pensamentos. A mente necessariamente deverá estar calma, sem movimento, em silêncio. Podemos focar na respiração para obter este estado.É necessário lidar com todo o aparato psicológico em inversões e retroflexões. Precisamos eliminar a fonte da qual emanam as sensações do medo que estão chegando ao corpo através da memória, do pensamento. A atenção ( foco) é a chave para cessar o fluxo de pensamentos que perturbam nossa serenidade trazendo impressões que se transformam em medo. Em certos momentos não podemos dar ouvidos aos pensamentos, aos registros, ao banco de dados dentro da nossa cabeça ou seja, ao nosso PASSADO. Precisamos nascer de novo a cada asana do contrário, o acúmulo de informações impede o processo.
Precisamos nos manter no "agora", sem pensar, sem acessar nosso banco de dados cujo conteúdo, registros gravados ( memória), despertam os nossos medos. O medo é um registro no nosso sistema de crenças. O medo é bom quando atua na nossa preservação e defesa. O medo de "algo real" é saudável. O medo psicológico é inútil e é sobre este medo, o psicológico, que as retroflexões/inversões atuam. Hatha Yoga é uma disciplina que parte do ponto físico ,e tem no físico a alavanca que desfará nossos bloqueios mentais. Para que a mente possa ser atingida através do corpo, as inversões e retroflexões colocam0nos em situações que, numa primeira abordagem , despertam este medo físico: o medo de cair no chão!Yoga significa equilíbrio. Em todas as situações da prática, estaremos na busca pelo equilíbrio usando a percepção para definir a localização do centro de gravidade que se altera a cada movimento sutil do corpo na busca da estabilidade da pose. Por outro lado, precisamos entender que, a menos que estejamos dispostos a correr riscos, não conseguiremos apresentar asanas de equilíbrio. A queda faz parte do jogo e não devemos teme-la. Devemos preparar nosso corpo para que esteja apto a sustentar seu próprio peso e, se por acaso ocorrer a queda, será dentro de padrões de segurança.Para resolver o medo de cair no chão , embora conscientes de que a queda poderá ocorrer, precisamos das técnicas e exercícios que manterão nossos braços, tronco, pélvis e pernas fortes para a demanda solicitada. Através disto, adquirimos "confiança" no corpo e através da confiança, aprendemos a lidar com o medo.
Alguns alunos, embora possuam condições para executar retroflexões e inversões recusam-se (inconscientemente) a fazê-lo. Significa que o processo de uma retroflexão /inversão não envolve apenas as condições bio mecânicas.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

BIJA MANTRAS E OS CHACRAS

Os BIJA MANTRAS são mantras monosilábicos, que em sãnscrito, significam "mantras semente".
Para cada um dos 7 chacras (centros de energia) principais de nosso corpo existe um bija mantra correspondente que, ao ser entoado, tende a reequilibrá-lo.

Então vejamos cada um deles:

CORONÁRIO (do sânscrito: "Sahashara": "O lótus da mil pétalas"):
Topo da cabeça; ligado à glândula pineal (epífise);
Bija-mantra: "Brahmarandra" ou o "OM".

FRONTAL (do sânscrito: "Ajnã": "Centro de comando"):
Testa; ligado a glândula hipófise (pituitária);
Bija-mantra: "OM".

LARÍNGEO (do sânscrito: "Vishudda": "O purificador"):
Garganta; ligado à glândula tireóide (e paratireóides);
Bija-mantra: "HAM".

CARDÍACO (do sânscrito: "Anahata": "Invicto"; "Inviolado"):
Coração; ligado à glândula timo;
Bija-mantra: "YAM".

UMBILICAL (do sânscrito: "Manipura": "Cidade das jóias"):
Cerca de dois centímetros acima do umbigo (controla toda a região do plexo
solar); ligado `a glândula pâncreas;
Bija-mantra: "RAM".

SACRO (do sânscrito: "Swadhistana": "Morada do Prazer"):
Região do baixo ventre (pela sua própria localização no corpo, esse chacra
seria melhor denominado como "gênito-urinário"); ligado às gônadas (homem:
testículos; mulher: ovários);
Bija-mantra: "VAM".

BÁSICO (do sânscrito: "Muladhara": "Base e fundamento"; "Suporte"):
Base da coluna; ligado às glândulas supra-renais;
Bija-mantra: "LAM".

O correto é entoá-los na ordem do básico ao coronário e de forma contínua. Você sentirá o som reverberar internamente em você. Repita algumas vezes. Depois fique alguns instantes meditando em silêncio.

P.S. "Há muito mais chacras do que os sete principais. Há chacras secundários nas palmas das mãos, plantas dos pés, pulmões, fígado, estômago, orelhas, mandíbulas, ombros, joelhos, entre as escápulas (omoplatas) e espalhados por todo corpo. E, em escala menor, pode-se dizer que para cada poro do corpo há um pequeno chacra em correlação direta no campo vibratório correspondente". (http://www.ippb.org.br)

domingo, 25 de julho de 2010

YOGA SUTRA, 1.2

YOGA CITTA VRITTI NIRODHAH
(Yoga é o fim das perturbações da mente)

Para alcançarmos o real estado de Yoga definido pelo sutra acima, é essencial a prática de MEDITAÇÃO. Afinal, é para sentarmos mais confortavelmente que praticamos ásanas (posturas físicas). Mas meditar, embora seja simples, é difícil e requer paciência e tempo, por isso é comum as pessoas adiarem e até odiarem este hábito.
"Não é fácil assistir sua mente revelando suas preocupações, sua autocrítica ou suas memórias antigas", diz Kelly McGonigal na Prana Yoga de julho 2010.

Mas quando refletimos sobre os benefícios, concluímos que vale a pena começar.

Então segue abaixo EXCELENTES ARGUMENTOS para você dedicar alguns minutinhos do dia para treinar o seu cérebro:

1) Meditar é tão saudável quanto tomar banho ou escovar os dentes, porque "re-starta" a mente e alimenta a alma
2) Meditar altera profundamente sua experiência de vida
3) Meditar pode mudar os poderes mentais e os padrões emocionais
4) Meditar muda a estrutura do cérebro (na verdade, tudo o que fazemos e todas as experiências que vivemos, mudam o cérebro) e nos permite fazer melhor qualquer coisa que quisermos
5) Meditar aumenta a massa cinzenta nas regiões do cérebro importantes para a atenção, regulação das emoções e flexibilidade mental
6) Meditar nos torna melhores na tomada de escolhas conscientes
7) Meditar aumenta nossa capacidade de focar, bem como de ter uma perspectiva mais ampla do momento presente
8) Meditar muda a maneira como o cérebro responde a pensamentos negativos
9) Meditar nos torna mais conscientes dos pensamentos e emoções sem nos amarrar a eles (o que seria um desequilíbrio)

Pré-requisitos para se tornar um meditador: ter disposição para sentar e estar com seu próprio corpo, respiração e mente.

Namaste!

YOGA = DISCERNIMENTO

O ser humano é a única espécie capaz de escolher o que irá ver, ouvir, comer ou falar.
Aproveite o auto-conhecimento desenvolvido através das práticas de Yoga, para potencializar sua capacidade de DISCERNIMENTO.
Leve sua prática para além do tapetinho.
O Yoga pode permear cada minuto de nossas vidas.

Namaste _^_

sexta-feira, 23 de julho de 2010

YOGA E EQUILÍBRIO


O equilíbrio se apresenta no Yoga através de diversas posturas físicas, mas é para a vida que ele deve ser conquistado.
O cotidiano contemporâneo tenta nos convencer de que quanto mais fazemos melhor, aliás não é melhor, é quase uma obrigação!
O que não observamos é "a que preço" estamos "dando conta de tudo". Cabe aqui ainda uma outra reflexão: o que é viver? Será que agindo automaticamente e desconectados de nossa natureza, estamos "vivendo" ou apenas "fazendo"?
Por isso, tão importante quanto escovar os dentes, é equilibrar o corpo e a mente e colocar presença em tudo que fazemos. Você perceberá que o esforço e o desgaste são bem menores.
Observe-se na prática: quando há presença e confiança, não há cansaço. As posturas se mantém através da energia e não só através dos músculos.
É preciso deixar passar as pequenas coisas com as quais o ego adora se dispersar e VIVER no presente atento ao impacto real de cada ação sobre o todo.
Outro ponto interessante para observar é que o PROCESSO é tão (ou mais) importante que o resultado. Troque a ansiedade de "conseguir" pela confiança e quando menos perceber já terá conseguido o que almejava, seja no Yoga ou na vida.
Assim como só é possível praticar Yoga com consciência, só há vida quando há "presença" e equilíbrio.

Namaste!

domingo, 18 de julho de 2010

YOGA PELA PAZ 2010

Vem aí mais uma edição do Yoga pela Paz que acontecerá em diversas capitais entre os dias 11 e 15 de agosto.
No evento vão rolar palestras, aulas gratuitas de Yoga e uma meditação coletiva no Parque do Ibirapuera. É uma chance de trocar experiências com amigos e colegas, praticar com diferentes instrutores e refletir sobre a essência do Yoga que é UNIÃO e, para isso, nada melhor que UNIR yoguis e yoguinis em uma semana com este objetivo.

Veja mais detalhes no site do evento: www.yogapelapaz.org

Quem quiser me acompanhar nesta semaninha é só entrar em contato! Estarei nas aulas da Cia Athletica e no parque!

13 de agosto (sexta)

Cia. Athletica

R. Kansas, 1.582 - Brooklin Paulista - São Paulo

Inscreva-se por telefone: (11) 5105-7000
(dica: no ano passado a academia exigiu um atestado médico para o aluno poder participar das práticas, por isso veja isso com antecedência!)

15 de agosto (domingo)

Parque do Ibirapuera

Acesso Av. República do Líbano
  • 9h30 às 10h30 Apresentação Musical Jai Uttal
  • 10h30 às 10h45 Abertura Márcia De Luca e Fran Abreu
  • 10h45 às 11h30 Aula de Yoga com Núbia Teixeira
  • 11h30 às 11h45 Apresentação Swami Chidananda
  • 11h45 às 12h10 Meditação Coletiva
  • 12h10 às 13h10 Apresentação Krishna Das
  • 13h10 às 13h40 Apresentação Jai Uttal e Krishna Das

Namaste

terça-feira, 13 de julho de 2010

TITTIBHÁSANA (POSTURA DO VAGA-LUME)


O equilíbrio sobre os braços em tittibhásana (postura do vaga-lume) nos convida a exercitar não somente o equilíbrio do corpo sobre os braços, mas sobretudo o equilíbrio entre mente e corpo.
Em um primeiro momento, quando o instrutor nos convida a entrar na postura sentimos um misto de curiosidade e bloqueio. A primeira idéia é "isso ... nem pensar ... " e antes que dê continuidade a este pensamento você já está tentando com a surpreendente possibilidade de quase finalizar.
Fisicamente, diversas ações são necessárias: braços e punhos fortes, deslocamento do centro de gravidade e por fim alongamento dos isquiotibiais e força abdominal.
Mentalmente, o aquietamento é bem vindo (e quase obrigatório) para uma tranquila permanência.
No fim tudo fica muito divertido e as portas se abrem as novas possibilidades e desafios.

E faço minhas as palavras de um colega Yogui que encontrei na Internet (Wallace Lima): "Talvez pense que seja necessário ser totalmente determinado para vivenciar algo novo, ou megaforte e alongado. Seja como for ... venha para o tapetinho com o corpo que tem hoje, com doses iguais de ceticismo e vontade."

NAMASTÊ!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

TOLÁSANA


Postura do pêndulo.
É uma postura de equilíbrio sobre os braços que também exige consciência abdominal.
Aproveite este ásana para balançar, brincar e confiar e exercite esta postura também na sua vida.

Namaste

quinta-feira, 27 de maio de 2010

REFLEXÃO

"Ao ampliar e aprofundar a mobilidade física, caminha-se em direção à expansão da consciência"

Pedro Kupfer

PERFECCIONISMO

Quando praticamos algo a algum tempo, podemos tomar dois caminhos quase que inconscientemente: o caminho "automatizado" ou o caminho do perfeccionismo.
O perfeccionismo pode ser muito benéfico para a evolução do praticante, mas expõe seu lado negativo quando passa a gerar ansiedade. Por isso, observe-se durante a aula de Yoga e se perceber a ansiedade chegando, volte um passo atrás e reprograme metas atingíveis.

Já somos "perfeitos"mesmo dentro de nossas "imperfeições".

Esta regra vale para o Yoga, para a prática de esportes e para tudo mais na vida.

Esteja confortável em ser "quem você", onde "você está".

Namaste
Elaine

segunda-feira, 24 de maio de 2010

SANTOCHA


É fácil nos sentirmos felizes quando tudo vai bem. Mas como a natureza de tudo que existe está em constante transformação, precisamos desenvolver SANTOCHA (que em sanscrito significa CONTENTAMENTO).

Santocha é a capacidade de manter-se em paz consigo mesmo e com o mundo independente das circunstâncias. É o desafio de cultivar um estado de bem-estar interior constante. É a capacidade de adaptar-se e permanecer feliz sejam quais forem as adversidades que estivermos atravessando.


Namaste

Elaine


quarta-feira, 19 de maio de 2010

MUDANÇAS DE DENTRO PARA FORA E DE FORA PARA DENTRO


Durante minha formação em Yoga aprendi que as grandes mudanças do nosso corpo se iniciam no plano energético evoluindo para o sistema nervoso, endócrino e só depois se manifestam no plano físico.

Por isso, é frequente yoguis iniciantes relatarem que "não sabem bem porque", mas depois da 1a aula já se sentem melhor.

A diferença no início é mesmo pequena e sutil, mas ao longo do tempo não escapa aos olhos nem dos mais distraídos.

Porém, o mais importante é que todo yogui (iniciante ou não) também pode fazer sua parte para que as mudanças ocorram no sentido inverso. Hábitos saudáveis devem ser cultivados desde cedo e o caminho natural é que o seu próprio corpo comece a solicitar tais mudanças.

Sugiro então começar observando sua alimentação. Prefira alimentos leves e nutritivos, elaborando pratos bem coloridos. Assim você garante todos os nutrientes de que precisa e uma excelente digestão, deixando seu corpo e sua energia livre para atuar em outras tarefas.

Conforme for progredindo nos excercícios respiratórios do Yoga (PRANAYAMAS), hábitos como fumar também passam as ser incompatíveis. Os benefícios são os mais diversos: ganho de fôlego e disposição, melhora no olfato e paladar, diminuição da pressão sanguínea e risco de infartos ou entupimentos de artérias.

Os PRANAYAMAS, nos ajudam a respirar mais e melhor, fazendo com que a oxigenação ocorra exigindo menos esforço do coração.

Em breve darei mais dicas sobre saúde, Yoga e bem estar.

Namaste
Elaine

terça-feira, 18 de maio de 2010

MAIS IYENGAR YOGA


Para quem ainda não conhece, IYENGAR YOGA é uma modalidade que prioriza os alinhamentos nas posturas e utiliza uma série de acessórios (que chamamos de PROPS) para compor a aula e auxiliar o yogui a treinar e chegar nos ásanas.

Tenho que dizer que não é uma modalidade das mais fáceis, principalmente para mim que tenho uma tendência a preguicinha ... rs, e durante a prática meu ego insiste: "como é que alguém ainda volta para uma aula dessas novamente? Esta é a sua última vez!"

Mas a questão é que, ao final, me sinto tão viva e tão "pra dentro" que volto a negociar com meu ego e digo: "última vez? tem certeza?" E fico com muita vontade de ir para casa treinar e estudar anatomia e biomecânica.

O que mais valeu na prática de hoje foi o ajuste da instrutora no meu CHATURANGA DANDASANA (flexão de braços que fazemos durante o SURYA NAMASKAR). Uma série de detalhes (que eu nunca havia escutado antes) fizeram toda a diferença na minha execução e tenho certeza que farão diferença em outras posturas de equilíbrio sobre os braços.

E a cada dia de prática concluo que ainda tem muito "chão" pela frente no caminho desta prática milenar...

Namaste

Elaine

segunda-feira, 17 de maio de 2010

JANUSIRSHÁSANA (POSIÇÃO DA CABEÇA NO JOELHO)


Janu = joelho

Sirsh = cabeça

Ásana = postura


Esta postura, além de ser fácil, é também uma preparação para Paschimottanásana (postura da pinça).

Praticar Janusirshásana alivia a tensão das pernas e torna mais confortável as posições de meditação.

Excelente para quem busca acalmar a mente e desenvolver a paciência e a perserverança, já que muitas vezes ao executar este ásana precisamos nos render ao desconforto para que a evolução na postura evolua.


É assim no Yoga e é assim na vida mais uma vez.


Namaste _^_

Elaine

sexta-feira, 14 de maio de 2010

PENSAMENTO

"Buscar solução é ser leve.
A forma como pensamos deve ser baseada em princípios e confiança.
Quando não há confiança, há medos e dúvidas. (...) Precisamos mudar o padrão de pensar com a cabeça e pensar com o coração". Mohini Panjabi

É no coração que reside a verdade.

Namaste
Elaine

quinta-feira, 13 de maio de 2010

DICA PARA O FIM DE SEMANA


Conecte-se com o que tem de melhor e não saia de lá tão cedo, depois medite no OM contínuo.

Namaste

Elaine

terça-feira, 11 de maio de 2010

SALAMBA SARVANGASANA (INVERTIDA SOBRE OS OMBROS)


salamba = com apoio
sarva = todos
anga = membro
asana = postura

Mesmo que você não tenha tempo para uma prática completa de ásanas, vale a pena ficar alguns minutos nesta postura todos os dias.
Veja abaixo os principais benefícios e corra para praticar!
Promove boa circulação do sangue
Acalma o sistema nervoso
Diminui a depressão e a ansiedade
Melhora a fadiga
Melhora o sistema imunológico

As posturas invertidas (que deixam a cabeça abaixo do coração) proporcionam ainda harmonia para o corpo e para a alma.

Namaste!
Elaine

CORAGEM


Cor/Agem = agir com o coração.


Coragem vem do latim Cordis que significa coração, assim coragem é fazer as coisas com o coração. É por energia e coragem naquilo que se faz.


Boa semana!

PARA PRATICAR SEM ESTRESSAR

Sirsasana
Sirsasana (variação)
Bakasana

Existe um princípio no Yoga que preza a "não violência" (AHIMSA).
Este é um conceito muito importante nas nossas práticas diárias (dentro ou fora do tapetinho), já que a falta de respeito ao próximo e a nós mesmos é a causa da maioria dos problemas da sociedade contemporânea.
Mas o que me fez pensar em AHIMSA esta semana foi que, ao final de uma prática de ásanas na academia, o instrutor nos orientou a fazer uma sequência muito desafiante. Os alunos então se puseram a tentar, repetindo inúmeras vezes. Ao observar isso, o instrutor pediu que dêssemos uma pausa e começou a explanar sobre a importância de respeitarmos nossos limites, ou seja, se tentamos até três vezes chegar em um ásana e não conseguimos, talvez fosse melhor tentar novamente um outro dia.
A insistência desmedida causa um perigoso embate entre a mente e o ego e logo a ansiedade pode tomar conta da situação.
A prática de Yoga que, até então, objetivava a harmonização do corpo com a mente, a serenidade e a disciplina, perde totalmente o significado.
Sabe aquele ditado que diz: "o seu direito termina onde começa o do outro"? No Yoga é mais ou menos assim: seu ásana acaba onde começa a tua ansiedade.

Namaste!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

FÉRIAS DE 1 MINUTO


Estava lendo a revista Prana de abril e achei interessante esta parte:

"Tire férias de 1 minuto. Aproveite o savásana (postura do cadáver em que relaxamos conscientemente), com as mandíbulas e bochechas relaxadas.
Encontre seu sorriso interno (olha que máximo isso!).
Pondere sobre todas as bençãos na sua vida.
Descanse por alguns momentos."

Que tal começar a semana com esta singela prática?

Namaste!

Elaine

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O QUE É YOGA RESTAURATIVA

"A Yoga Restaurativa seleciona algumas posturas de origem mais relaxantes e utiliza acessórios para que o aluno se sinta confortável e livre de qualquer esforço relaxando o sistema muscular.

Tem como objetivo o relaxamento profundo, auxiliando o melhor funcionamento do sistema autônomo e ajudando no equilíbrio dos sistemas corporais, principalmente imunológico. Não objetiva trabalhar a flexibilidade, mas um alongamento consciente, gerando distensionamento. Não pretende a existência de qualquer tipo de esforço. Uma prática de total entrega física e mental. A yoga restaurativa ensina as pessoas a estarem no presente, com atenção na acão, atencão plena no instante, na respiração, nessa entrega. E estar presente é apenas o primeiro passo para que a compaixão tome espaço e evolua dentro dentro de você."

Namaste!

Do blog: http://yogarestaurativa.blogspot.com/

A MENTE


É comum em determinados momentos que nossa mente se comporte como um mar cheio de ondas, ocilações, medos, dúvidas e etc.
Dependendo do tamanho destas ondas, o tempo que se leva para entrar em contato com a essência tranquila, serena, perfeita é grande. Mas não desista. Inspire e expire sem a pressa do próximo momento.

Se necessário, corra para uma prática de Yoga Restaurativo.

Namaste!

terça-feira, 4 de maio de 2010

PRÁTICA DE IYENGAR YOGA


Hoje tive a oportunidade de fazer uma excelente prática de Iyengar Yoga (modalidade que prioriza os alinhamentos).
A aula, ao contrário do que eu temia, não me cansou e passou rápido demais.
A prática toda foi uma grande preparação para chegarmos a Sirsásana, postura em que ficamos de cabeça para baixo (nesta aula em específico usamos cordas presas a parede como apoio).
As posturas invertidas, embora causem certo medo em algumas pessoas (confesso que até hoje me dá um frio na barriga) são muito benéficas para corpo e mente.
No corpo, ocorre a inversão da circulação sanguínea. O cérebro fica mais oxigenado e nos revigoramos e ficamos mais atentos (percebi isso no trânsito de volta para minha casa!).
Já na mente ocorre algo que não estamos habituados: nosso olhar se inverte e vemos tudo por um ângulo diferente. Com a prática desta desafiante postura , passamos a ver também nossa vida de uma nova forma.

Ao final me sentia muito melhor do que quando cheguei (e olha que cheguei muuuito bem!). Sentia cada poro da pele mais aberto, cada músculo mais alongado e cada articulação mais solta.

Valeu a experiência!

Namaste
Elaine

COMO MANTER SEU MAT CHEIROZINHO


Vi esta receitinha no blog da Zen People. Ainda não testei, mas acho que vale a pena experimentar!

Você pode tentar outras combinações e proporções.

1 copo de álcool (comum ou de cereais)
30 gotas de óleo essencial de Tea Tree (ou melaleuca)
30 gotas de óleo essencial de alecrim
30 gotas de óleo essencial de lavanda

Colocar a mistura num borrifador e agitar bem antes de usar.
O legal é que também pode ser usado dentro dos sapatos!

O tea tree ou melaleuca, tem um aroma fresco e medicinal, seu óleo é extraído das folhas de uma árvore nativa da Austrália e tem propriedades anti-sépticas e antifúngicas. A lavanda (tanto a officinalis quanto a angustifolia) tem um aroma doce e floral, seu óleo é extraído de um arbusto de flores lilases nativo da região mediterrânea, e tem propriedades anti-sépticas e harmonizadoras. O alecrim ou rosmarinus officinalis, tem um aroma penetrante e herbáceo, seu óleo é extraído das folhas de um arbusto também nativo da região mediterrânea, onde até hoje é considerado uma planta sagrada, tem propriedades desinfetantes e antifúngicas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

YOGA PARA GESTANTES


Fonte: http://marjorieyoga.blogspot.com/

As gestantes também podem se beneficiar dos efeitos do yoga, fazendo uma prática apropriada às suas condições. As posturas (ásanas) são adaptadas a cada período da gravidez.
Praticando-se regularmente, a gestante experimenta a melhora de sua postura, já que com o aumento do tamanho do útero, muitas mulheres acabam sentindo dor na coluna, e a melhor forma de reduzir esse desconforto é cuidando do alinhamento corporal.
Outro benefício físico, é que o assoalho pélvico é fortalecido, facilitando a hora do parto. Ajuda também na circulação sanguinea, melhorando câimbras e inchaços, comuns neste período. A prática ainda proporciona maior flexibilidade do corpo e relaxamento.
O relaxamento proporcionado, além de melhorar o bem estar físico, auxilia para que a gestante não se deixe dominar por algum tipo de tensão e ansiedade que possam acontecer durante gestação. A gestante ainda aprende a respirar corretamente, utilizando melhor sua capacidade pulmonar, auxiliando o momento do parto.
Mulheres que praticam yoga na gestação, conseguem também maior equilíbrio emocional, ficando mais tranqüilas, conseguindo se perceber e se adaptar à sua nova condição de mãe. Olhando para seu interior e aumentando sua capacidade de autoconhecimento, a nova mamãe consegue estabelecer um contato maior e um vínculo significativo com seu filho, ainda no útero.

OBJETIVO DO HATHA YOGA


Usar o corpo para discipilinar a mente.
A cada movimento ou postura, leve a atenção para a região que está sendo solicitada. Mente e corpo são uma via de mão dupla.

Nasmate

sexta-feira, 30 de abril de 2010

AO LEVANTAR


Tem dias em que nossa mente já desperta agitada com mil e um planos e idéias...
Ao invés de enlouquecer e se perder na ansiedade, aproveite estes momentos de forma positiva e comece o dia tentando imprimir foco e alimentando o espírito.
Assim como devemos nos alimentar bem materialmente, devemos buscar também o equilíbrio do nosso corpo energético mais sutil.
Você pode fazer isso antes ou logo após o desjejum.
Sente-se confortavelmente e respire fundo algumas vezes.
Mantenha a atenção no seu interior e nos pensamentos positivos. Descarte os demais sem julgamento.
Se quiser, coloque para si mesmo a intenção para seu dia de forma objetiva. Repita mentamente e registre a sensação.
Lembre-se de desejar a todos, aquilo que você gostaria para si próprio.
Busque durante o dia criar condições para que todos os seres possam ser felizes!

Namaste _^_
Elaine

ESCOLHA UM BOM INSTRUTOR

A prática do Yoga dirigida por um instrutor competente pode produzir efeitos maravilhosos sobre seu corpo, mente e emoções. Para obter o máximo dessa filosofia é importante que você pratique com instrutores treinados e experientes. Não basta ser bem intencionado. Um instrutor de Yoga deve ter passado por uma formação mínima. Mas para quem não conhece nada de Yoga, como encontrar um bom instrutor?

A Aliança do Yoga, entidade que representa a grande maioria dos estilos de Yoga que existem no Brasil, determinou um padrão mínimo para a formação de instrutores de Yoga. Assim, se você deseja iniciar sua prática, procure um instrutor registrado na Aliança do Yoga. Isso lhe dará a certeza de estar recebendo a orientação de um profissional sério e competente.

Os instrutores registrados na Aliança do Yoga usam o logotipo da mesma em sua divulgação e seu contato aparece no site. Se você encontrar alguém usando o logotipo da Aliança e que não apareça no site, entre em contato com eles para confirmar se essa pessoa é realmente registrada.

Para encontrar um instrutor registrado em sua cidade, clique no seu estado e veja a lista dos instrutores de sua região.

www.aliancadoyoga.com.br

DICA PARA O FIM DE SEMANA

"Se possível, viva uma experiência e não a fixe com quaisquer palavras, porque isso a tornaria estreita."

Osho

terça-feira, 27 de abril de 2010

YOGA X ESPORTES


O Yoga no ocidente é muito conhecido pela prática de posturas físicas, mas não podemos esquecer que o "prato principal" desta filosofia é mesmo o trabalho mental e neste sentido, o Yoga pode complementar com grande eficácia a prática de outros esportes.
Tanto o Yoga quanto a psicologia esportiva chamam a atenção para o conceito de sankalpa (INTENÇÃO) e dharana (CONCENTRAÇÃO).
No Yoga, não é novidade que a mente tem um papel fundamental. Já no esporte, este ponto foi notado recentemente, já que com a evolução tecnológica, os esportistas ganharam melhor estrutura física e ficaram mais nivelados. Foi então que os especialistas começaram a acreditar na mente como o diferencial de um atleta. Ela pode aumentar a autoconfiança, concentração e assim, o rendimento no esporte.

Portanto não permita que sua mente te vença!

Namaste _^_

ÁSANAS PARA CORREDORES

Ilustrações Everson Nazari - Revista O2











Antes de começar:
* entre em contato com sua respiração e procure manter o foco nela durante toda a prática
* siga a regra número um do Yoga: respeite seus limites, não force nada
* evite praticar em frente ao espelho, desta forma você ganha consciência corporal
* se tiver dúvidas procure um instrutor de Yoga de sua confiança

1:: Postura do Gato (bidalasana ou marjariasana): em quatro apoios, alinhe os punhos com os ombros e os joelhos com o quadril, olhe para o solo. Inspire arrebitando o quadril, abrindo o peito e elevando o queixo. Expire contraindo o abdome, puxando o cóccix para dentro e trazendo o queixo para o peito.
2:: Variação da Postura Cachorro Olhando Para Baixo (adho mukha svanasana): mãos abertas, apoiadas firmemente no solo. Eleve o quadril, estendendo os braços e voltando as axilas na direção do rosto para abrir as escápulas. Mantenha os joelhos flexionados e a cabeça solta.
3:: Variação da Postura da Criança (balasana): sentado nos calcanhares, estenda os braços à frente, sentindo as palmas das mãos no chão. Solte a cabeça.
4:: Postura do Cachorro Olhando Para Baixo (adho mukha svanasana): repita a postura 2, só que estendendo os joelhos para alongar a parte posterior das pernas. Se você não tiver flexibilidade suficiente, apóie as mãos numa cadeira ou numa pilha de livros.
5:: Postura do Corredor: mantenha a perna de trás estendida e a da frente flexionada em 90º, com os calcanhares e joelhos alinhados, empurrando o osso púbico à frente. Se necessário, apóie as mãos numa pilha de livros.
6:: Variação da Postura do Corredor: apóie o joelho no chão, afunde o quadril e leve o osso púbico à frente, abrindo o peito.
7:: Variação da Postura do Pombo (eka pada rajakapotasana): a partir da Postura do Corredor, dobre a perna para a frente, perpendicular à perna de trás. Leve o tronco à frente.
8:: Variação da Postura de Extensão (uttanasana): com os pés paralelos e as pernas esticadas, solte o corpo à frente, segurando os cotovelos. Se você tiver pouca flexibilidade, flexione levemente os joelhos.
9:: Postura da Montanha (tadasana): com o corpo bem estendido e o topo da cabeça crescendo para o alto, aproxime os dois dedões e deixe os calcanhares levemente afastados. Pressione o solo com todo o pé: a parte interna e externa dos calcanhares, a base do dedão e do dedinho. Eleve os dedos dos pés.
10:: Variação da Postura do Cachorro Olhando Para Baixo (ardha adho mukha svanasana): com as pernas paralelas, estendidas e alinhadas com o quadril, pressiones os pés no chão e empurre as mãos na parece, levando o quadril para trás.

Namaste!

CORRA ZEN


Fonte: Revista O2

Que dureza!
Vamos enfrentar os fatos: a musculatura da maioria dos corredores é “dura”, principalmente nos músculos posteriores das pernas e das costas. “A corrida encurta as panturrilhas e os músculos de trás das coxas. Sem alongamento, não há velocidade nem leveza”, ensina Kalidas professor de Iyengar Yoga. “Indico o yoga para qualquer esportista. Sobretudo para corredores e pessoas que fazem musculação, que ficam com tudo travado. O yoga é o oposto disso. Abre o corpo, solta, relaxa e previne lesões.

As posturas mais indicadas para quem corre são as flexões à frente, que alongam os músculos posteriores da perna; as retroflexões, que abrem a caixa torácica, dando mais volume aos pulmões; e as invertidas, que mudam o fluxo sanguíneo. “As regiões mais atingidas pela corrida são o joelho e a lombar”, afirma o ortopedista Miguel Lenza, 61, praticante de yoga há dois anos. “O yoga previne lesões nessas áreas. Porém, se você já tiver a lesão, o yoga pode ser contra-indicado”, avisa. Nesses casos, é melhor consultar um especialista antes de se aventurar pelos ásanas. O cardiologista Nabil Ghorayeb alerta para outros riscos do yoga. “Ela aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial. Mesmo parecendo calmo, yoga é um exercício físico e por isso não é liberado para qualquer pessoa. Quem tem histórico cardíaco ou de pressão alta deve passar por uma avaliação antes de começar a praticar”.

Quem quiser mais informações sobre corrida e outros esportes pode acessar o blog:

http://premiumtraining.blogspot.com

Em breve posturas para quem corre!
Namaste

PRANAYAMA

Nenhuma função em nosso corpo é indepedente. Para comprovar isto, basta que ela lhe falte. Mas acho que a mais fundamental para o bem-estar físico, mental e emocional é a respiração. Ela promove a oxigenação celular, regula o fluxo dos pensamentos e outros movimentos e auxilia na concentração.

Por isso, a prática regular de exercícios respiratórios quando bem feita, tende a nos equilibrar.
Cinco minutos de exercícios, praticados de uma a três vezes ao dia, são suficientes para aumentar o nível de energia vital em seu organismo.

Respiração Completa

Sente-se confortavelmente com tronco ereto. Inspire continuamente pelas narinas. Encha a parte inferior dos pulmões e perceba a expansão da região pélvica. A seguir, encha a parte mediana dos pulmões, ampliando o tórax e empurrando as costelas baixas e o externo. Finalmente, encha a parte superior dos pulmões, projetando a parte superior do tórax e erguendo-o junto com as costelas superiores.

Você perceberá três movimentos distintos, mas a inalação deve ser contínua e fluida ampliando o tórax inteiro, do diafragma para o ponto mais alto do tórax em um movimento uniforme. Com o tempo de prática, o movimento se torna mais fluido. Segure a respiração durante alguns segundos e exale lentamente pela boca. Pratique se possível na frente de um espelho com suas mãos em cima do abdômen para sentir todos os movimentos.

YOGA SOCIAL


Por Regina Shakti

O trabalho social é fundamental para todos, pois estamos no mesmo barco, digo, planeta. Nosso serviço social pode começar com nossa própria prática de Yoga, pois se cada ser se preocupasse em melhorar um pouquinho, nem que fosse por alguns minutos, o planeta inteiro melhoraria. As pessoas que nos rodeiam e nossa família se beneficiarão com nossa boa disposição e a família é a base da sociedade. Fazer serviço social não é só dar comida e roupa para os necessitados.
Sinto que estou fazendo um serviço de verdade quando consigo acordar a alma de alguém, quando consigo trazer a pessoa de volta para as orações, coração manso, disposição interna amigável.
Quando as mentes estão desgovernadas e os emocionais descontrolados, o caos se instala e a sociedade se degrada. Praticar Yoga e inspirar outros a praticarem é um grande serviço para a sociedade.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

RESPIRAÇÃO CORRETA


Hoje senti na pele como faz falta uma respiração correta e consciente.
Na prática de exercícios, seja de ásanas ou não, é fundamental respirar bem para ter bom desempenho e não cansar antes do tempo.
A respiração também ajuda a manter a presença e a concentração. Durante meu treino de hoje a respiração estava curta e ofegante. Daí é muito fácil a cabeça "viajar" e tentar bloquear a nossa persistência.
Então fica para mim esta lição de casa: praticar muitos pranayamas esta semana.
Aproveite e faça a postura Baddha Padmasana (no seu limite, claro) e medite um pouco depois.

Namaste

terça-feira, 20 de abril de 2010

DICA DE RELAXAMENTO (PARA FERIADOS, FOLGAS OU QUANDO VOCÊ SIMPLESMENTE QUISER)


Nada como um feriado bobinho no meio da semana para aproveitar o dia e relaxar.
Mas antes de se entregar totalmente ao ócio, eu começaria o dia de forma mais enérgica, com uma pedalada pela cidade ou uma corrida leve ao ar livre ao som de música eletrônica.
Um bom sol logo cedo para absorver prana (energia vital) e descarregar as preocupações também seria bem vindo.
Bem, escolha o que mais lhe agrada e depois faça algumas séries de pranayama de sua preferência. O ideal é buscar uma respiração profunda e relaxada para renovar completamente o ar dos pulmões.
Feito isto, procure um lugar gostoso dentro ou fora de casa onde você possa acender um suave incenso e colocar um CD de música relaxante. Eu gosto muito de um em particular que mistura sons de natureza com violão ("Violão & Floresta - Camilo Carrara).
Comece então uma série de alongamentos. Visualize e alongue todo o corpo antes de começar a esticar cada parte de uma vez.
Não tenha pressa. Lembre-se de algumas posturas básicas, mas muito completas para alongar as costas e lombar (balásana) ou para torcer o corpo.
Adhomukha (cachorro olhando pra baixo) também irá trabalhar todo o corpo.
Não esqueça do peito do pé, da cervical, gire todas as articulações. Deixe seu corpo ditar qual a próxima parte e qual será o ritmo ideal.
E quando for se levantar (se é que vai querer isso ...rs), faça-o devagar, vértebra por vértebra.
Mas se preferir relaxar ainda mais, faça uma breve Yoganidra (relaxamento profundo). Feche os olhos, coloque-se de costas, todo o corpo solto e palma das mãos voltadas para cima. Continue respirando profundamente e visualize algum cenário ou situação que te traga paz. Procure abstrair um pouco os 5 sentidos e mergulhe em sua essência.
E por fim, sente-se de pernas cruzadas e medite por 5 ou 10 minutos.

O resto do dia é por sua conta!
Namaste
Elaine

quarta-feira, 14 de abril de 2010

DE VOLTA???!!!

Não sei porque mas hoje decidi fazer uma prática de ásanas na academia. Meio apreensiva ... porque o Paulo pega pesado e sabe que já pratico a algum tempo ... Mas me encorajei meio em cima da hora, talvez por influência de uma grande amiga que encontrei hoje e me disse: pratique sarvangásana ... vai te fazer bem ...
Acabei me surpreendendo. Uma boa prática básica (quase para iniciantes), mas com muita consciência e qualidade.
Satisfeita, feliz e alinhada, sinto que hoje fiz minha parte dentro e fora do tapetinho.
A aula ainda acabou com uma meditação especial. Segundo os indianos, a alma do ser humano é do tamanho de um fio de cabelo dividido em milionésimos pedacinhos e reside no nosso coração.
Então, em namaste diante do peito, esvaziamos a mente e a entregamos ao coração!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O ESTADO DE YOGA

Quero fazer minhas as palavras de Pedro Kupfer (pra variar...)

"Todas as portas são igualmente válidas para ingressar no estado de paz: o corpo, a meditação, a respiração, a devoção, o som, a ação ou o conhecimento. Não interessa que via você usa para entrar no estado de Yoga. Importa sim, se você consegue manter-se dentro desse estado, e se você faz alguma contribuição para que outras pessoas possam se beneficiar dele. Importa, principalmente, a maneira com que você se relaciona com os demais."

Assino embaixo porque sei que é possível!
Namaste!
Elaine

quarta-feira, 31 de março de 2010

MEDITAÇÃO - DESCOMPLIQUE

Hoje tive a oportunidade de receber uma detalhada instrução de meditação por um monge budista e isso me fez pensar em dar uma dica aos iniciantes na prática da meditação: cuide para não complicar demais o exercício no começo.
Procure experimentar antes de refinar.
Mais importante que a postura correta é o treino da atenção plena, ou seja, se manter presente ignorando as dispersões da mente (pensamentos) e dos 5 sentidos.
Depois de certa familiaridade com a meditação, será natural que cada um experimente novas formas de sentar, diferentes técnicas e até mesmo locais.
Com o tempo, é possível que a meditação ocorra em qualquer local e durante qualquer atividade que estejamos fazendo.
Pode-se meditar correndo, escovando os dentes ou cozinhando, desde que você esteja presente e concentrado na ação.
Por isso, desburocratize sua prática.
Ela deve ser simples e com o objetivo único de treinar a mente para observar o fluxo dos pensamentos. A consequência disso tudo é que "passamos a não reagir mais a eles, aceitando a natureza da mente e convivendo com ela, sem que os eventuais pensamentos de preocupação, medo, raiva ou tristeza se tornem uma fonte de sofrimento."*

Namaste
Elaine

* trecho citado por Pedro Kupfer

terça-feira, 23 de março de 2010

A PRÁTICA

Aproveitando que um ex-aluno me provocou ... vou escrever ...
Esclarecendo o post "BALANÇO" ... eu não estou chateada com nada e nem parei de praticar Yoga ... ásanas sim no momento eu parei um pouquinho. Mas lembrem-se que o Yoga vai muito além das posturas físicas, a conexão é interna e os princípios são super praticáveis dentro e fora do tapetinho ...
Além do mais as técnicas nos servem para guiar e não para nos viciar. Depois que aprende a andar de bicicleta, você não arrisca a largar as rodinhas?

Namaste
Elaine

terça-feira, 16 de março de 2010

BALANÇO



Em balanço ... mas ainda conectada!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

INTENÇÃO

Muitas pessoas me perguntam porque este blog se chama "Roda do Yoga".
Na verdade o nome surgiu, entre outros motivos, do seu próprio objetivo.
A intenção deste blog é, metaforicamente, “abrir uma roda” onde eu e outras pessoas possamos compartilhar experiências e idéias dentro dessa escola filosófica que é o Yoga.

Por isso, leiam e comentem sempre que quiserem.
As opiniões (convergentes ou não) serão sempre bem vindas, pois como já dizia Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”.

Namaste
Elaine

YOGA CONTRA DOR NA COSTAS



Para quem sofre com dor na costas (cuja principal causa é nosso próprio estilo de vida moderno), praticar Yoga é recomendado.
A prática regular (pelo menos 2 vezes por semana) diminui o stress, relaxa músculos tensos e fortalece os flácidos, além de reestabelecer a postura.

Fonte: Revista Saúde Vital Fevereiro 2010

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

SANTOCHA - CONTENTAMENTO


Estou neste momento exercitando este princípio do Yoga e faço minhas as palavras de Aline Silveira (fonte: http://blogzenpeople.blogspot.com/2010/01/santosha.html).

"A minha pergunta é: quando você vê um diamante bruto como este da foto, você consegue imaginá-lo lapidado? Você consegue ver a parte boa, a parte que vai reluzir e encantar?

Acho que com as pessoas é a mesma coisa. tendemos a ver a parte que nos incomoda, a parte feia, a parte que nos deixa irritados. Todo dia parece ser a mesma coisa e parece que vai ser assim para sempre. Mas e se, de repente, fizermos um esforço a mais para poder ver o outro "lado" daquela pessoa? Um esforço para vermos o lado lapidado, reluzente e transparente? As qualidades, as bondades, a luta que a própria pessoa faz para conviver com milhões de outros diamantes brutos que estão por aí?

Mudar o olhar e focar em ver o melhor é uma coisa trabalhosa e que nos toma bastante energia. Mas tenho certeza que, mesmo não desejando conscientemente isto, as coisas ruins acabam não aparecendo mais com tanta frequência e, as coisas boas, surgem com mais facilidade e mais repetidamente durante o nosso dia. E se esta atitude persistir durante os anos, talvez possamos ser pessoas melhores. O nosso entorno poderá será melhor, nossas expectativas não serão tão frustradas, nosso viver será mais tranquilo. Mais ou menos como um provérbio chinês que diz assim: "espere o melhor, prepare-se para o pior, receba o que vier".

Ser uma pedra bruta, sim, mas sabendo que pode ser lapidada. Presenciar uma pessoa num momento arrogante, sim, mas sabendo que talvez ela não seja sempre assim. Quem sabe praticar mais santosha (contentamento) com o que temos, procurando sempre melhorar, seguir um caminho que tenha mais a ver com a gente, se deixar machucar menos pelo outros, ser forte, persistente e ensinar, na medida do possível e do exemplo, que não precisamos cair nas redes do mau-humor, da amargura e da auto-piedade. Fácil não é, mas não é impossível. Aliás, o impossível só existe até alguém conseguir torná-lo possível.

Om Namah Shivaya" *

Namaste
Elaine

* Om Namah Shivaya significa "inclino-me perante o meu divino Ser interior". É utilizado na meditação ióguica e a sua repetição induz a um profundo relaxamento físico e mental, além possuir eventuais efeitos curativos.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MEDITAÇÃO



Me identifiquei com um trecho de "Comer, rezar, amar" (livro que recomendo), no qual um xamã fala com a personagem principal: "Porque as pessoas sempre cara tão séria quando fazer ioga? Fazer cara séria assim, você assustar energia boa. Para meditar, só precisar sorrir. Sorrir com rosto, sorrir com mente, e boa energia vem até você, e limpa energia suja. Sorrir até no seu fígado(...). Sem pressa, sem se esforçar demais (...).

Simples. Providencial.
Namaste

domingo, 17 de janeiro de 2010

UM PASSO DE CADA VEZ ... UM PROCESSO

Faço minha as palavras da instrutora Marjorie no artigo abaixo:

"Estive pensando esses dias...por que será que a gente tem pressa?
Tenho aprendido a desenvolver minha paciência desde que comecei a praticar yoga. Paciência de saber que nem tudo é exatamente da forma como queremos...e que aprendizado!!! E que tudo nessa vida faz parte de um processo.
As crianças não nascem sabendo andar, elas tem que engatinhar, se desenvolver minimamente e depois firmar as perninhas no chão, levantar e cair várias vezes e depois começarem a dar os primeiros passos. Por que será que nós adultos perdemos essa noção, e queremos sair andando nas situações em que ainda estamos aprendendo a engatinhar? Sair andando ainda é uma forma delicada de falar, muitas vezes queremos dar saltos mortais, enquanto deveríamos apenas tentar firmar nossos passos.
Uma árvore não nasce do dia pra noite, temos que plantar, regar e esperar...Ah, a espera!!
Talvez se tivéssemos um pouco mais a capacidade de enxergar o caminho e não só o ponto de chegada, poderíamos aproveitar mais nossa vida, vivendo com consciência em cada ação, e evitando nos esborrachar dando saltos enquanto ainda nem sabemos andar!!!"

Postado por Marjorie
http://marjorieyoga.blogspot.com/2009/09

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MEDITAÇÃO PELO HAITI


"LOKAH SAMASTA SUKHINO BHAVANTU"

Este mantra pode ser traduzido como: "Que todos os seres em todas as partes possam ser livres e felizes".

Vamos direcionar bons pensamentos as vítimas e ajudar da maneira que pudermos...

De acordo com esta verdade
Possa haver felicidade!

Namaste